Planejamento territorial
DEF.:São os processos q modificam a superfície da terra.São movidos princ. pela energia solar e gravitacional e são responsáveis pela modelagem da superfície da terra.São provocados por agentes como chuva, vento, ondas, marés, rios, gelo,etc.É um processo exógeno.
Uniformitarismo: Os mesmos processos atuantes hj operaram no passado, embora ñ com a mesma intensidade.
Erosão: Desagregação e remoção de partículas de solo ou rocha, pela ação combinada da gravidade com água, gelo, organismos.
Fatores condicionantes: chuva, cobertura vegetal, relevo, solos,substrato rochoso, desmatamento, praticas de manejo, uso e ocupação.
Voçoroca: um tipo de erosão q e desenvolvido por influencia das águas superficiais e subsuperficiais em que se inclui o lençol freático.
Erosão costeira: erosão decorrente de fatores condicionantes específicos de litoral como ondas, correntes litorâneas e marés, modelando paisagens características como praias, falésias, restingas e dunas.
Assoreamento: acumulação de partículas sólidas(sedimentos) em meio aquoso ou aéreo, quando a força do reagente transportador excede ao da gravidade ou quando a supersaturação das águas causa a deposição de partículas.
Fatores condicionantes: praticas agrícolas inadequadas e infraestrutura precária de urbanização.
Inundações/enchentes/alagamentos:extravasamento de águas de um curso para as áreas marginais quando a vazão a ser escoada é superior à capacidade da calha, normalmente associada a cheias, assoreamento de canais ou remansos.As atividades desordenadas contribuem para a intensificação das inundações (desmatamento, impermeabilização,assoreamento de canais). Aspectos condicionantes: Pluviometria, relevo, tamanho e forma da bacia, gradiente hidráulico do rio, dinâmica de escoamento, impermeabilização dos terrenos, erosão e assoreamento.
Regime fluvial:leito de vazante =>escoa as águas de estiagem.Leito menor=> encaixado entre as margens definidas pelos diques