Resenha evolu ao do conceito de planejamento territorial
Evolução do Conceito de Planejamento Territorial
Autor: Lauro Bastos Birkholz Aluno: Alex Elias de Freitas Lima
A evolução do conceito de planejamento territorial remonta ao início da vivência em comunidade entre homens e mais consistentemente às primeiras cidades.
O autor Lauro bastos faz uma análise bastante pertinente acerca da relação homem /espaço e como suas atividades cotidianas moldam o meio.
No passado o planejamento territorial se restringia às cidades (exclui-se o campo e as cidades no entorno), pois não percebia-se a importância da inter-relação e interdependência existente entre tais. Dentre as características do planejamento territorial urbano estava: “construir, ampliar, ordenar, embelezar, e sanear as cidades, com a finalidade de criar condições mais favoráveis de vida para os seus habitantes” Evolução do Conceito de Planejamento Territorial. BIRKHOLZ, Lauro Bastos. Página 5.
No final do século XIX, Camillo Sitte se rebela contra a esquemática rigorosa aplicada ao planejamento urbano, e cita com razão que o valor artístico é nulo no nesse tipo de planejamento, defendendo a ideia de que o planejamento urbano tinha por finalidade embelezar as cidades, não esquecendo é claro da organização territorial necessária.
Somente a forma ortogonal, por exemplo, empobrece as cidades, isso surge com a ascensão do interesse puramente técnico implantado numa época em que a matemática era o enfoque principal.
O desenvolvimento industrial concomitantemente ao êxodo rural trouxeram problemas sanitários para as cidades, visto que a população destas cresceu exponencialmente.
No Brasil, Saturnino de Brito publica em 1916 o livro: “Traçado Sanitário das Cidades”, e a partir daí a importância do saneamento é bastante reconhecido e começa a ser implantado nas cidades brasileiras, defendendo que o traçado das cidades seja definido pela topografia e a imposição técnica sanitária.
Ainda em 1916 reconhece a necessidade de um diálogo entre as faces técnicas e