O PAPEL DO ENGENHEIRO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PROJETANDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
RESUMO
A engenharia é um vasto campo de estudo que envolve a habilidade de usar conceitos científicos e matemáticos para criar soluções para determinada área. Ela está por detrás de tudo: desde os mais modernos aparelhos eletrônicos, até produtos cosméticos, o automóvel que se dirige, os alimentos que se come ou o fornecimento de água pelo mundo. Daí surge as mais variadas especialidades as quais um engenheiro pode escolher ao cursar uma graduação. Estima-se cerca de trinta e cinco diferentes áreas. O que todas têm em comum é que, além da criação de novos produtos, esses profissionais buscam, hoje em dia, formas de aprimorar produtos que já vêm atendendo à sociedade, mas que precisam de melhorias com vistas, principalmente, às questões que envolvem sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A questão ambiental nunca foi algo que devesse ser delegado somente aos Engenheiros Ambientais. O presente artigo, por meio de revisão bibliográfica, mostra qual é o papel do profissional de engenharia no mundo atual e quais são os princípios de sustentabilidade que deveriam ser aplicados à profissão.
Palavras-chave: Engenharia. Sustentabilidade. Meio ambiente.
1. INTRODUÇÃO
Um engenheiro é a pessoa que tem a responsabilidade de projetar e construir máquinas, sistemas, equipamentos elétricos, rodovias, pontes, produtos domésticos, materiais agrícolas entre outras tantas facilidades que a sociedade de consumo deseja e precisa, fazendo o uso, para isso, de princípios específicos para aquele determinado bem. O processo de produção se dá a partir do uso de materiais brutos básicos para aquele produto, o uso de energia e a aplicação de regras que convertem esse material e a energia para a forma desejada.
Apesar da influência que a engenharia tem exercido na sociedade desde os primórdios do tempo, ela também é acompanhada pela produção de