Planejamento operacional
Os planos operacionais são normalmente elaborados para um ano de gestão. Na fase estratégica, são estabelecidas metas a médios e longos prazos, tanto em nível global, como para cada unidade de negócios. Cabe agora definir metas em curto prazo; é o momento de conferir as necessidades de recursos e de programar as atividades com maior detalhamento.
Metas globais
Existem algumas metas que são horizontais a todos os serviços e produtos de informação da unidade, tais como aquelas relacionadas a treinamento, Exemplificando: acervo, faturamento, metodologias de suporte, qualidade total etc.
Metas específicas
Por outro lado, cada UEN deverá possuir metas específicas a alcançar no ano. Exemplificando, para o serviço de extensão:
- visitar 60 empresas de metal-mecânica;
- realizar 20 diagnósticos empresariais;
O fluxo de procedimentos para a fase de planejamento operacional está contido na figura 2, desde o estabelecimento de metas globais, até à implantação de ferramentas de acompanhamento e controle, bem como realização de ajustes e correções dos planos.
Projetos operacionais
Os projetos são a materialização prática para viabilizar as metas definidas no planejamento da unidade. Determinam responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais e também um cronograma de realização.
- projeto para desenvolvimento e lançamento do novo boletim informativo;
- projeto para automatização do serviço de circulação de documentos da biblioteca;
- projeto de marketing do serviço de informação.
Orçamentos
A parte crucial do planejamento consiste no controle financeiro das atividades, sem o qual tudo fracassará. Todos os projetos são agrupados calculando-se os volumes de recursos necessários para o custeio básico das operações, formando, assim, o orçamento anual, que deverá indicar as possíveis fontes de financiamento, desde agências de fomento, até recursos provenientes da receita de serviços da