Cultura Brasileira
Muitos se perguntam quando surgiram as culturas brasileiras. Surgiram há milhares de anos. Muito antes de o Brasil ser descoberto pelos europeus. Muito antes de os índios serem levados à adesão de novas culturas, ao processo de aculturação. A fim de compreender o processo de aculturação brasileira, deve-se compreender a cultura europeia, indígena e africana. Afinal, grandes nomes como Gilberto Freyre afirmavam que o brasileiro é uma mistura. Uma mistura de culturas e de cores.
Assim, os fenícios levaram no século VIII a.c a metalurgia, o conceito de cidade e a escrita à Península Ibérica. Os Gregos e Cartagineses levaram a navegação e o comércio. Os romanos, em 218 a.c, invadiram a Península Ibérica levando o latim, que originou a língua portuguesa. Esses e outros povos participaram indiretamente do processo de construção da cultura brasileira. Levaram a Portugal o que os portugueses trouxeram ao Brasil.
A fim de entender como essa cultura europeia chegou ao Brasil, deve-se entender o momento da expansão marítima. Com os novos conhecimentos adquiridos no renascimento e com as ideias de Aristóteles, foi possível enfrentar os mares e conhecer novos territórios. Portugal foi assim pioneiro nas grandes navegações iniciadas no século XV. Com o acesso aos países do Oriente dificultado no Mar Mediterrâneo e nas rotas terrestres, Portugal decide fazer a circunavegação da África. Assim, foram parando nas costas africanas instalando feitorias e adquirindo novos escravos.
Um dos marcos da expansão marítima deu-se no ano de 1500, quando Pedro Álvares Cabral encontrou as terras brasileiras.