planejamento estraégico
EM EMPRESAS INCUBADAS
FRANCISCO RIBEIRO DE ALMEIDA
Graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, MBA-Finanças Empresariais pela
FEA/FIA e mestrando em administração pela FEA/USP. Leciona na graduação das Faculdades de
Valinhos (FAV). E-mail: chicoalmeida@hotmail.com
RESUMO
Este artigo buscou o processo de planejamento estratégico em empresas incubadas. Para descrever as dificuldades encontradas pelas empresas, o autor pesquisou oito empresas que fizeram o seu planejamento baseado no modelo de Almeida (2003). O estudo conclui que o planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa que pode ser utilizado para empresas incubadas, porém os benefícios do processo de planejamento estão mais ligados ao aprendizado proporcionado pela reflexão estratégica do que à definição de estratégias.
PALAVRAS-CHAVE:
Empresas incubadas, planejamento estratégico.
SUB-ÁREA
Modelos, Técnicas e Ferramentas de Estratégia
1
DIFICULDADES DE REALIZAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
EM EMPRESAS INCUBADAS
1. Introdução
Este artigo aborda as dificuldades encontradas por empresários em uma incubadora de empresas para realizar o plano estratégico da sua empresa. Neste estudo serão expostas as dificuldades descritas pelos empresários e propostas sugestões para melhorar o processo de planejamento estratégico (PE) em uma empresa incubada.
Os dados foram obtidos em um treinamento oferecido aos empresários, onde eles foram incentivados a realizar o PE da sua empresa utilizando a metodologia de Almeida (2003).
2. Revisão da Literatura
Duas definições são necessárias para desenvolver este artigo. A primeira delas é o planejamento estratégico, onde também será feita uma descrição do modelo de PE utilizado nos casos descritos neste artigo. A segunda definição é de empresa incubada e a sua importância para a economia do país. Ainda na revisão da literatura, será mostrada a importância do PE