ATPS Processos
O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. A administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. A ação empresarial parte de um planejamento estratégico que abrange a empresa como uma totalidade. Esse planejamento é decidido no nível hierarquico: o nível institucional. Ele precisa ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa. Entre o nível institucional e o nível operacional existe uma enorme diterença de linguagem e de postura. O n~ivel estraégico oraea com incerteza em face da exposição ás forças e variáveis ambientais, logo o nível operacional precisa operar co base e na programaçao de sua atividades. O palnejamento estratégico precisa ser desdobrado em palnejamento táticos, para que as decisões estratégicas ali contidas estejam moldadas e traduzidas em plano capazes de serem entendidos, para serem executados pelo nível operacional da empresa.
· Nível Institucional: Planejamento Estratégico - Incerteza e imprevisibilidade
· Nível Intermediário: Planejamento Tático - Articulação interna
· Nível operacional: Planejamento Operacional - Certeza e regularidade.
Conceituaçao de planejamento tático.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e os objetivos devem ser alcançados. O planejamento parte do seguinte conhecimento: desde que as ações presentes reflitam necessariamente antecipações implícitase presunções sobre o futuro. Se o futuro vai chegar, por que deixa-lo aparecer sem se preparar para enfrenta-lo ao ponte de ter soluções repentinas. O palnejamento é uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais concistênciano desempenho das empresas.
O palnejamento táticose refere ao nível intermediário da organização, ao nível dos departamentos ou unidade de negócio da empresa, logo ele é elaborado pelos gerente e executivos, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o