Planejamento estratégico de RH
O planejamento estratégico de recursos humanos surge como um fato de diferenciação competitiva e real da empresa em meio ao cenário de retração de custos, downsizing, integração de ações mercadológicas e competitividade.
Alguns diferenciais competitivos segundo a pesquisa da Consultoria Mc Kinsey são: diminuição de custos específicos relativos á gestão e manutenção de recursos humanos, motivação, iniciativa, produtividade e potencial criativo em patamar superior em todos os níveis hierárquicos da organização, maior grau de precisão operacional, diretiva e de gestão, com menores índices de retrabalho, perdas e manutenção em equipamentos, potencialização do grau de fidelidade funcional e do marketing boca a boca da organização, maior foco na atividade-fim da empresa, com melhor aproveitamento de oportunidades comerciais.
Quando a organização decide por implantar o planejamento estratégico de recursos humanos é necessário avaliar as ações de gestão de RH e os projetos já existentes na empresa, aperfeiçoá-los, se necessário, bem como promover a integração deles em função da definição estratégica e resultado esperado.
Os projetos de gestão de RH são divididos em três categorias: projetos básicos, projetos fundamentais, projetos avançados.
Os projetos básicos são: critérios admissionais estabelecidos, descrição funcional, treinamento operacional, alguma forma de incentivo produtivo.
Os projetos fundamentais são: política de cargo e salários, treinamento conectado á ascensão profissional, plano de carreira, pesquisa salarial, empowerment groups, projetos de produtividade, estrutura de endomarketing, flexibilização hierárquica, pesquisa de clima organizacional.
Os projetos avançados são: participação nos resultados empresariais, allowance system (bonificação aos funcionários em produtos, brindes), universidade corporativa, job rotation e team Works, formação de quadros de gestão, remuneração variável de acordo com a