Planejamento estrategico com enfase em pessoas
Fase de Gestão de Pessoas
Com a globalização, popularização do computador pessoal, internet e armazenamento de dados, grande parte da população mundial tem acesso à informação atualizada e de diferentes fontes. Neste contexto, o que difere um profissional dos demais, é a quantidade de informações e como a utiliza para gerir conhecimento. (Vilas Boas; Bernardes de Andrade, 2009, p. 6).
Quando as organizações são bem-sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento do capital, incremento da tecnologia, atividades de apoio etc. E, de lambuja, provoca o aumento do numero de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negocio. Com tudo isto se assegura que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial [...]. (Chiavenato, 2004, p. 4).
“As organizações estão mudando seus conceitos e diretrizes para utilizar plenamente as pessoas em suas atividades. Ao invés de investirem nos seus clientes, produtos ou serviços, estão investindo nas pessoas que os cria, produzem, desenvolvem e ate melhoram seus produtos. Em pessoas que atendem e servem bem os seus clientes, alem de satisfazê-los. E desta forma se tornam elemento básico que constitui o sucesso empresarial”. (Chiavenato, 2004, p. 4).
Planejamento Estratégico de Pessoal
Para Vilas Boas; Bernardes de Andrade (2009, p. 11) “Para minimizar os problemas com a quantidade e a qualidade do pessoal para alcançar as metas da organização, o