historia da eletricidade
600. A.C---O filosofo grego, Thales, de Miletus já sabiam que ao esfregar uma peça de âmbar com pedaço de lã ou pele, eram capazes de conferir ao âmbar a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha.
1269. A.C--- Os gregos começaram o primeiro estudo sistemático dos imãs feito por Pierre de Manicourt. Ele usou uma agulha magnetizada para traçar o que chamava de ‘linhas de força ao redor de uma esfera de magnetita e descobriu que estas linhas convergem em duas regiões, em lados opostos da esfera, como as linhas longitudinais da terra.
1600--- William Gilbert, médico da rainha Elizabeth 1, foi o primeiro a distinguir claramente entre fenômenos elétricos e magnéticos.
1672--- Otto inventa uma máquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca.
1729--- Stephen Gray observou que era capaz de transferir a carga elétrica de um bastão de vidro para uma bola de marfim pendurada por um barbante. Daí concluiu que o metal ‘levava embora’ o fluido (carga).
1733--- Charles du Faye, propôs que existem, dois tipos de cargas, ‘viteo e redivivo’
1747--- Benjamim Flanklin chega a conclusão: todos os matérias possuem um tipo único de ‘fluido elétrico’ que pode penetrar no material livremente, mas não pode ser criado e nem destruído.
1785--- Coulomb carregou com uma quantidade de carga Q uma pequena bola de seiva vegetal (“ pith”) recoberta de ouro. Tocando a com outra bola idêntica.
1820--- Hans Cristian Oersted encontrou uma conexão entre os dois fenômenos.
1827---Georg Simon 0hm conseguiu demonstrar que a diferença de potencial, através de um dispositivo, é diretamente proporcional á corrente através dele.
1831—Michael Faraday descobre que a variação na intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito elétrico induz uma corrente e uma bobina próxima
1875---É inventado um gerador em Gare Du Nort, Paris, para ligar as lâmpadas de arco da estação.
1880, Thomas Alva Edson