Historia da eletricidade
Uma breve História da Eletricidade
Está presente em nossas vidas durante as 24 horas do dia, porém muitos não fazem idéia de como tudo começou e nem tão pouco de sua evolução. Faremos então uma breve viagem no tempo para conhecer um pouco de sua História.
A história da eletricidade foi marcada pela evolução técnica e pelo desenvolvimentos científicos, estendendo-se a variados campos da ciência e inúmeras aplicações práticas. Farei aqui uma pequena abordagem a essa história, recheada de acontecimentos e descobertas, desde os seus primórdios na antiguidade grega até o início do século XX.
A palavra eletricidade provém do latim eletricus, que significa literalmente “produzido pelo âmbar por fricção”. O filósofo, astrônomo e matemático grego Tales de Mileto (625 a.C. - 558 a.C.), ao esfregar um pedaço de âmbar numa pele de carneiro, observou que este atraia pedaços de palha, testemunhando uma manifestação da eletricidade estática.
[pic]
Tales de Mileto
(625 a.C.- 558a.C.)
O âmbar é uma resina fóssil, oriunda de detritos vegetais enterrados a milhões de anos.
Saiba mais: [Somente usuários registrados e logados podem ver links. ]
Teofrasto de Ereso (séc. 3 a.C), outro filósofo grego, descobre que diversos materiais diferentes dos utilizados por Tales de Mileto, possuíam as mesmas características.
[pic]
Teofrasto de Ereso
(327 a.C – 287 a.C.)
No início do primeiro milênio, Sêneca Lucio Anneo (nascido em Cordova, Itália, em 5 a.C, morreu em Roma em 65 d.C), um escritor e filósofo, distingue três tipos de raios: “raios que incendeiam, raios que destroem e raios que não destroem”.
Em 1600, Willian Gilbert dedica-se ao estudo destes fenômenos e verifica que outros corpos possuem a mesma propriedade do âmbar. Lhes deu o nome latin “electrica”. Mais tarde publica a obra que o imortalizou. “De Magnete”.
A partir do século XVII, iniciam os estudos para uma melhor