Planejamento do escopo
A parte mais importante do planejamento de um projeto é a definição do produto. O produto é o meio para o atendimento de uma necessidade. Os produtos fornecidos pelos projetos são singulares, mas sempre se dividem em partes, chamadas subprodutos. Componentes ou simplesmente produtos. O processo de detalhar os produtos do projeto produz uma estrutura analítica do projeto, também chamada lista de componentes. Nos projetos de eventos, como é o caso da festa de lançamento de um produto, sempre há pelo menos três componentes: o evento propriamente dito, os participantes e a infra – estrutura. Nos projetos de desenvolvimento de produtos, como é o caso de um novo veículo, sempre há pelo menos dois componentes: o produto e processo produtivo para fabricá - lo.
Planejamento operacional
Para desenvolver e fornecer o produto do projeto é preciso realizar atividades que consomem recursos. Prazos e custos são afetados pelos riscos do projeto, que são identificados e avaliados com base no escopo. A definição das atividades a serem realizadas e dos recursos que serão necessárias compõem, juntos com o produto e aprevisão dos riscos, os elementos essenciais de um plano básico de projeto. Segue-se uma análise das principais decisões envolvidas no planejamento operacional de um projeto.
• Estimativa dos riscos de projeto
• Definição das atividades necessárias para a execução do projeto
• Elaboração do cronograma do projeto
• Definição dos recursos necessários para realizar as atividades
• Elaboração do orçamento do projeto
O planejamento operacional de um projeto não é um estágio com inicio e fim preestabelecidos. É um processo continuo que começa junto com a definição do produto e acompanha todo o ciclo de vida do projeto. Em todos os momentos, especialmente nas passagens de uma fase para outra do ciclo de vida, é preciso rever as definições de prazo e custo e replanejar as atividades á frente.
EXECUÇÃO DO PROJETO
Na execução do projeto é