PLANEJAMENTO DO ENSINO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇÃO
REFLETIR COMPARANDO O CONTEÚDO DO VÍDEO DO PROF. JOSÉ CARLOS LIBÂNEO COM O TEXTO DE ANTÔNIA OZINA LOPES, ESTABELECENDO RELAÇÕES. ENCONTRANDO PONTOS COMUNS QUE SE COMPLETEM.
ESCREVA UM TEXTO SOBRE ESSA RELAÇÃO
PLANEJAMENTO DO ENSINO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇÃO Antônia Ozina Lopes.
A ação do planejar será sempre um ato de reflexão sobre o fazer. “O planejamento de ensino que é aquele planejamento específico de um curso ou uma disciplina que trata da operacionalidade do ensino e é ele que encara e desenvolve as ações concretas comportamentais do processo de ensino aprendizagem”.
Lopes (2004, p.45) O planejamento de ensino entendido como nova alternativa globalizante, que supere sua dimensão técnica, seria a ação resultante de um processo integrador entre escola e contexto social, efetivada de forma crítica e transformadora. Isso significa dizer que as atividades seriam planejadas tendo como ponto de referência a problemática sócio-cultural, econômica e política do contexto onde a escola está inserida. O planejamento de ensino nessa perspectiva estaria voltado eminentemente para a transformação da sociedade de classes, no sentido de torná-la mais justa e igualitária.
O planejamento de ensino uma das ferramentas das mais importantes, que deve orientar o professor no seu dia a dia de sala de aula visando melhorar a qualidade do trabalho do professor em sua prática pedagógica . Todos os elementos e procedimentos utilizados no planejamento de ensino estão interligados, interagindo um com outro assim como, o objeto de estudo relaciona-se com as partes e esta com o todo. O professor numa proposta de pedagogia inovadora precisa ter consciência de seu papel e comprometimento com o trabalho docente, não só como mero instrumento transmissor de conhecimentos repetitivos e decorativos e com utilização de recursos e métodos de ensino que não condizem com a realidade social