Fichamento - planejamento do ensino numa perspectiva crítica da educação.
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Docente: ALESSANDRa CARDOZO
Discente: THAYNARA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
FICHAMENTO
LOPES, Antonia Osima. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica da educação. In: Repensando a didática. Campinas, SP: Papirus, 1991. p. 41-52.
Natal, 12 de maio de 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
1. Introdução
“Na prática pedagógica atual, o processo de planejamento do ensino tem sido objeto de constantes indagações quanto à sua validade como efetivo instrumento de melhoria qualitativa do trabalho. [...] Percebe-se, de início, que os objetivos educacionais propostos nos currículos dos cursos apresentam-se confusos e desvinculados da realidade social”. (LOPES, P.41)
O texto fichado aborda o processo de planejamento do ensino nos dias atuais e coloca em xeque sua eficácia. A fim de embasar seu estudo, a autora se apropria de experiências próprias e conclui que o método utilizado nas escolas é, muitas vezes, afastado da realidade dos alunos. 2. Planejamento: ação pedagógica essencial “[...] O “planejamento adequado”, bem como seu resultado – “o bom plano de ensino” – se traduzirá pela ação pedagógica direcionada de forma a se integrar dialeticamente ao concreto do educando, buscando transformá-lo. (LOPES, p.43) [...] Os conteúdos que constituem esses saber elaborado não poderão ser considerados de forma estática e acabada. [...] Produzir conhecimentos nessa concepção tem o significado de processo de reflexão permanente sobre os conteúdos aprendidos, buscando analisá-los sob diferentes pontos de vista. Nessa concepção, a questão do planejamento do ensino não poderá ser compreendida de maneira mecânica, desvinculada das relações entre escola e realidade histórica”. (LOPES, p.44)
Durante essa experiência, Antonia Osima constata que os conteúdos ministrados são baseados em padrões pré-estabelecidos, o que afasta os alunos e os