Planejamento de PROJETO
Em virtude de a Contabilidade utilizar o princípio da competência para a realização de seus registros, existe uma natural defasagem entre o resultado contábil e a efetiva situação de caixa da empresa.
A administração de caixa começa com o planejamento de caixa, atividade que consiste em estimar a evolução dos saldos de caixa da empresa. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões.
A necessidade de planejamento de caixa está presente tanto em empresas com dificuldades financeiras, como naquelas bem capitalizadas.
Para as empresas com problemas financeiros, o planejamento de caixa é o primeiro passo no sentido de buscar seu equacionamento. Nas empresas em boa situação financeira, o planejamento de caixa permite-lhes aumentar a efeciência no uso de suas disponibilidades financeiras.
O planejamento de caixa não é uma atividade fácil, pois lida com grande dose de incerteza. Entretanto, seus benefícios compensam largamente os esforços despendidos em sua implementação.
Planejar o caixa, ou o disponível, significa mantê-lo diariamente sob controle efetivo, em havendo falta de numerário estuda-se a forma de supri-lo; em havendo sobra de numerário estuda-se a forma de aplicá-lo. Há duas modalidades de planejar as entradas e saídas de caixa:
a) através do Fluxo de Entradas e Saídas
b) através do Fluxo Diário de Caixa O fluxo de caixa é um instrumento de planejamento financeiro que tem por objetivo fornecer estimativas da situação de caixa da empresa em determinado período de tempo à frente. O fluxo de caixa é o instrumento capaz de traduzir em valores e datas os diversos dados gerados pelos demais sistemas de informação da empresa.
O Fluxo de Entradas e Saídas é mais