Piramide Alimentar Nutricional
Fundamentos da nutrição: Pirâmides alimentares.
São Luís- MA
2013
Pirâmide Alimentar
As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as quantidades que devem ser consumidas nas refeições de pessoas saudáveis, e é visto como um roteiro no processo alimentar durante a vida. Com o passar dos anos, os métodos das pirâmides alimentares mudaram seus esquemas adaptando de acordo aos hábitos e às necessidades de cada sociedade. A pirâmide alimentar foi criada pra ajudar e a entender como equilibrar os alimentos consumidos diariamente, de forma saudável. Os alimentos são agrupados de acordo com suas funções e nutrientes.
Pirâmide Antiga
Em 1992, o Departamento de Agricultua dos Estados Unidos, montou o primeiro esquema em forma de pirâmide. Nele, priorizava a ingestão de carboidratos como massas, pães e cereais, em vez de gorduras. Essa pirâmide era dividida em oito grupos que se distinguiam entre quatro andares e visava que o principal alimento a ser consumido deveria ser os carboidratos, seguidos pelas frutas e hortaliças, em sequência o leite e derivados junto com carnes e leguminosas, e por fim, no topo da pirâmide, os alimentos que deveriam ser raramente ingeridos, que eram os doces e gorduras.
Pirâmide Nova
Também conhecida como pirâmide funcional, ela é baseada em alimentos reguladores, ou seja, a dieta dela tem como objetivo a ingestão de vitaminas, sais minerais e fibras, que melhorem o funcionamento de todo o organismo. A base da pirâmide é formada por controle de peso e exercícios fisicos. Em seguida, temos os alimentos integrais que esbanjam fibras e óleos vegetais que contenham HDL. Depois, encontramos os vegetais e as frutas que também fornem fibras e vitaminas. Após, os alimentos leguminosos que são importantes fontes de vitamina, minerais e proteína e assim por diante. Nessa