Custos
Custos dos Materiais: O custo específico das empresas é aquele concernente à atividade produzida. Exemplos como : materiais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação.
O termo estoque : designa o conjunto dos itens materiais de propriedade da empresa
Os principais tipos de ativos considerados estoques são:
- Materiais para Produção; Materiais em Estoque não Destinados à Produção Normal, Mercadoria para comercio ou produtos acabados, entre outros.
OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUES E A SELEÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO
O maior objetivo do custeio de estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. A adoção do critério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques, provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa. Na seleção do método de custeamento dos estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido. Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque, a lista desses fatores, excluindo a definição do lucro, incluiria:
* Aceitação do método pelas autoridades do imposto de renda; A parte prática da determinação do custo; Objetividade do método; Utilidade do método para decisões gerenciais.
E em situações particulares, alguns desse fatores podem, conceitualmente, ser de maior importância do que aquele considerado mais relavantes como medida de lucro.
OS CUSTOS DOS MATERIAIS
O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço desses materiais, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidos. Na prática os custos podem variar de uma compra para a outra, e não é necessário (a não ser no caso de produtos perecíveis), determinar de qual lote específico o consumo foi