Programas De Educacao Alimentar E Nutricional VERSAO FINAL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DENUTRIÇÃO
AnyCarolinne Rodrigues Moura – 1211781
Lívia das Neves Régis – 1211807
Lorena Gomes de Menezes Silva – 1414879
Mayara de Matos Morais Monteiro – 0712032
Programa de Educação Alimentar e Nutricional
Comer bem para crescer melhor
Professor (a) Orientador (a): Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos
Fortaleza/2015
Folha de Rosto
AnyCarolinne Rodrigues Moura – 1211781
Lívia das Neves Régis – 1211807
Lorena Gomes de Menezes Silva – 1414879
Mayara de Matos Morais Monteiro – 0712032
Programa de Educação Alimentar e Nutricional
Programa de Educação Alimentar e Nutricionalapresentado ao Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) como requisito parcial à aprovação do módulo Comportamento Alimentar e Educação Nutricional.
Prof(a) Orientador(a): Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos
Fortaleza/2015
RESUMO
A prevalência da obesidade em crianças e o consumo de alimentos industrializados tem aumentado no Brasil, o que está fortemente relacionado a mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares, como o fácil acesso e o baixo custo de alimentos ricos em gorduras e açúcares. Uma das estratégias mais efetivas que contribuem para a promoção da saúde é a combinação de apoio educacional e ambiental, envolvendo o indivíduo e a coletividade.
De acordo com essas considerações, este projeto foi aplicado na Escola Yolanda Queiroz localizada no município de Fortaleza em alunos do 3º ano A, com faixa etária média de8 anos, por graduandas do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) no Módulo de Comportamento Alimentar e Nutricional, orientado pela Professora Cláudia Machado Vasconcelos.
Os alunos da escola foram previamente abordados, a fim de diagnosticar os hábitos alimentares, o situacional e o afetivo das crianças em relação à alimentação. A partir dos resultados do diagnóstico, a intervenção foi