Hist ria da m sica 5 Pe Jos Maur cio
PE. JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA
História da Música V
Aluno: Alisson Rogério Silva
Professor: Wendell Bento
Olinda, Abril de 2015
Sumário:
3. Introdução
4. Desenvolvimento
7. Conclusão
8. Bibliografia
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre a história da música e principalmente a história do Pe. José Maurício Nunes Garcia que foi considerado um grande compositor sacro de seu tempo.
DESENVOLVIMENTO
O padre José Maurício Nunes Garcia foi um compositor brasileiro de música sacra que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império. É considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo.
Nunes Garcia era um religioso, mas conhecedor das ideias iluministas, compositor, regente, virtuose do órgão e do cravo, professor renomado, autor de modinhas e, por fim, mestre de capela da Sé da cidade, posto mais importante para um músico no Brasil Colônia.
De origem humilde, sua história está entrelaçada a fatos marcantes da história brasileira. No começo do século XIX, o músico mulato atinge estatura intelectual e herda um legado precioso de compositores, mulatos-livres que alcançaram prestígio com a música, como Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto, Ignácio Parreiras Neves e José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. No final do século XVII torna-se aluno do poeta e bacharel Silva Alvarenga, um dos fundadores da Sociedade Literária, difusora das ideias do Iluminismo. É assim que José Maurício busca o único caminho para o exercício da profissão de músico à época: tornar-se padre.
José Maurício era filho de Apolinário Nunes Garcia e Victória Maria da Cruz. Ele, da Ilha de Paquetá, filho de escrava. Ela, também filha de uma escrava da Guiné, que veio para o Rio de Janeiro acompanhando seu senhor. Aí se conheceram ambos pardos forros, e casaram-se na Igreja de Santa Rita de Cássia.
Desde cedo revela-se talentoso para a música.