sabor da qualidade
ORIGINAL | ORIGINAL
Educação alimentar na obesidade: adesão e resultados antropométricos
Food education for the obese: adherence and anthropometric results
Júlia Macedo BUENO1
Francine Scochi LEAL1
Luciana Pereira Lima SAQUY1
Claudia Benedita dos SANTOS2
Rosane Pilot Pessa RIBEIRO 2
RESUMO
Objetivo
O objetivo deste estudo foi avaliar a adesão de indivíduos com excesso de peso a um programa de educação alimentar e a evolução antropométrica, no período de março de 2005 a dezembro de 2007.
Métodos
A amostra foi composta por adultos de uma comunidade universitária pública, de ambos os sexos, na faixa etária entre 20 e 59 anos. Durante 10 semanas, em grupo, eles receberam orientação alimentar e apoio psicológico, e praticaram exercício físico adaptado. Foram coletados dados sociodemográficos, de peso e de estatura, para cálculo do índice de massa corporal, além da circunferência da cintura no início e no final da intervenção.
Resultados
Como resultados, 116 indivíduos com idade de 41 anos inscreveram-se no programa, a maioria do sexo feminino
(73,3%), casada (70,7%) e com ensino médio completo (49,1%). Houve adesão de 50,0% deles. Os desistentes eram obesos (65,5%), com índice de massa corporal médio de 33,4kg/m². Aqueles que completaram o programa apresentaram queda no índice de massa corporal (32,5 para 31,2kg/m²) com perda ponderal média de 3,9%;
37,9% apresentaram perda maior ou igual a 5,0%. A circunferência da cintura também reduziu de 102,1 para
98,6cm.
Conclusão
Conclui-se que a adesão foi baixa, mas a evolução antropométrica daqueles que aderiram à estratégia foi satisfatória, sugerindo que a combinação de ações multi- e interdisciplinares podem ser eficientes para o tratamento da obesidade.
Termos de indexação: Cooperação do paciente. Educação alimentar e nutricional. Obesidade. Perda de peso.
1
2
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de