Combustao e modelos atomicos
A expansão do Império Russo foi iniciada pelo czar Ivan, o Terrível, a partir de um principado centralizado em Moscou, e prosseguiu até o início do século XX, incorporando terras em todas as direções. A URSS, proclamada em 1917, herdou um imenso império, centralizado em Moscou e habitado por povos das mais diversas origens. A Federação Russa nasceu em 1991, quando a URSS deixou de existir.
Mapa 1. A expansão territorial da Rússia
A partir de um principado de pouca extensão nos arredores de Moscou, em 1462, a soberania russa se alastrou por praticamente toda a parcela setentrional eurasiana até 1689. Transformado em URSS, o Império Russo dominou mais alguns países da Ásia Central (ex.: Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão), em 1991. As fronteiras atuais russas são quase iguais às de seu período enquanto Império, já que perdeu os territórios adquiridos da Ásia Central e uns poucos países europeus fronteiriços.
Mapa 2. URSS: composição étnica (1989)
A Rússia, por ser um país concentrado em latitudes extremas, tem áreas congeladas e portanto praticamente desabitadas (setentrional central e nordeste). A presença étnica mais influente é a eslava que se espalha longitudinalmente por todo o país, porém está sobretudo concentrada no Ocidente. A presença turca também é significativa e se concentra no meridional com alguns focos no nordeste. Os fino-úgricos, caucasianos, moldovos, bálticos se encontram inteiramente na porção ocidental e os outros tipos estão espalhados por toda a extensão russa e não são concentrados em nenhuma área específica.
Os grupos étnico-culturais da Rússia central formaram-se ao longo de florestas e de estepes a partir do contato dos agricultores do noroeste da Europa com nômades da Ásia central.
Durante os séculos VIII e IX, núcleos urbanos surgidos nessa região da Europa oriental, tais como Novgorod e Kiev, transformaram-se em importantes entrepostos comerciais, ligando a seda do leste islâmico ao