Relatório teste de chama
Docente:
SUMÁRIO
1. RESUMO........................................................................PÁGINA 3
2. INTRODUÇÃO...............................................................PÁGINA 3
3. OBJETIVOS....................................................................PÁGINA 4
4. METODOLOGIA.............................................................PÁGINA 4
5. RESPOSTAS DAS QUESTÔES....................................PÁGINA 5
6. RESULTADO E DISCUSSÃO................................................PÁGINA 8
7. CONCLUSÃO......................................................................PÁGINA 9
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................PÁGINA 9
1. RESUMO
O teste de chama é um procedimento da Química que busca identificar determinados compostos a partir da cor emitida quando submetidos a uma chama. Esse teste tem como objetivo a associação da coloração da chama e a presença de certos íons metálicos presentes nos sais.
Quando o composto (sal) a ser observado é submetido a elevação de temperatura por meio de uma chama, os íons nele presentes começam a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, a chama terá uma cor característica para cada elemento utilizado.
No experimento, fez-se a combustão de uma amostra do composto em forma de solução armazenada em vidros de relógios e, utilizando-se a argola, levou-o ao fogo de um bico de Bunsen.
Observando-se a coloração da chama é possível identificar o íon metálico do composto. Cada composto utilizado na experiência apresenta uma coloração distinta quando recebe energia em forma de calor.
2. INTRODUÇÃO
Fundamentando-se no modelo de Rutherford-Bohr, o teste de chama é um conjunto de técnicas que possibilita a identificação de elementos químicos pela análise dos espectros eletromagnéticos obtidos. Cada elemento emite diferentes conjuntos de