Relatório Teste de Chamas
Curso Técnico em Química – Módulo I – Noturno
Tópicos de Química Experimental
Professora Helem Muzel
Professor Endrigo G. B. Santiago
Teste de Chamas
Alunos:
Evelyn Santos Nº 10
Giovani Giacomassi Nº 13
Inayê Melo Nº 15
Paulo Lopes Nº 31
Robson Carlos Nº 35
Tietê, 01 de Abril de 2015.
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivo 5
3. Procedimento Experimental 6
4. Resultados 11
5. Conclusão 12
6. Bibliografia 13
1. Introdução
Modelo Atômico de Bohr
Os modelos atômicos são teorias que tentam explicar a natureza e estrutura do átomo.
O estudo do átomo se iniciou na Grécia, com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito, que consideravam o átomo a menos porção da matéria, portanto, indivisível. A partir daí, diversos químicos e estudiosos desenvolveram outros modelos estruturais para o átomo.
Um dos modelos atômicos mais modernos é o modelo de Rutherforth-Bohr, ainda ensinado até hoje, que faz analogia ao sistema planetário. Apresenta pela primeira vez a ideia de eletrosfera atômica, chamada de Nuvem Eletrônica, que conteria as orbitas dos elétrons ao redor do núcleo, além da divisão da eletrosfera em camadas denominadas por letras de K a Q. Cada camada tem uma quantidade de energia, maior nas camadas mais afastadas do núcleo, e a camada mais energética e mais externa é chamada de Camada de Valência.
Uma das teorias nesse modelo é que um elétron de uma camada inferior pode receber energia e então passar a uma camada mais energética (salto atômico) em seu estado excitado. Essa quantidade de energia absorvida (quantum) é, portanto, equivalente à diferença energética entre as duas camadas. Quando o elétron, em constante movimento, volta às camadas mais internas da eletrosfera, libera a mesma quantidade de energia (fóton) em forma de ondas eletromagnéticas, em alguns casos, visíveis (luz). Por ser muito pequeno e não visível, o átomo é estudado pela observação de seu comportamento em algumas situações.