relatorio teste de chama
Laboratório de química aplicada à engenharia
Docente:
Diógenes Gramacho
Discentes:
Caio Victor
Luis Henrique
Ricardo Silva
Experimento nº 01
Data do experimento: 26/05/2015
Data de entrega do relatório: 03/06/2015
Título do experimento: Teste de Chamas
Resumo
O presente documento tem por finalidade colocar à disposição os resultados e conclusões obtidas no experimento “teste de chama”, realizado no laboratório da Faculdade ciência e tecnologia Area1.
INTRODUÇÃO
Niels Bohr físico dinamarquês (1885-1962) propôs que o elétron circulava em uma orbita ao redor do núcleo, da mesma forma que os planetas ao redor do sol sem atingir o centro (núcleo), contrariando a ideia da física clássica. Para defender seu ponto de vista ele considerou que o elétron ocupava determinadas orbitas ou níveis de energia estáveis e supôs que este permaneceria em seu nível de energia mais baixo, a não ser que fosse “perturbado” adquirindo ou perdendo energia. Caso absorvesse energia saltaria de um nível mais próximo do núcleo e menos energético para um nível mais distante e mais energético, se do contrário, saltaria de um nível mais distante (mais energético) para um nível mais próximo do núcleo (menos energético) liberando energia em forma de luz de cor definida.
OBJETIVO GERAL
Diferenciar os elementos químicos através do espectro eletromagnético emitido;
Analisar de maneira experimental o que foi abordado empiricamente, referente as características e comportamentos do elétron, quando estes se movimentam entre os níveis de energia, como descrito pela teoria de Bohr.
MATERIAL UTILIZADO
Lamparina de álcool
Vareta com haste metálica
Pisseta contendo água destilada
Béquer com solvente universal
Papel toalha
Soluções de:
Nacl (cloreto de sódio)
Cuso4 (sultafo de cobre)
Bacl2 (cloreto de bário)
Licl (cloreto de lítio)
Kcl (cloreto de potássio)
Cacl2 (cloreto de cálcio)
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1º