Topologia Hibrida
Anderson Vinícios Queiroz das Neves
Eduardo Araújo da Silva
José Marinaldo Silva júnior
Jaílton de Souza Siqueira
George dos Santos Carneiro
Osmar Soares Rodrigues
Lucas Nathan Balbino da Silva
Professor: Fábio do Carmo
Campina Grande – Paraíba
Setembro de 2015
Topologia de Rede – Rede Hibrida
A topologia híbrida ou mista é uma combinação ou uma junção de uma ou mais topologias. Essas redes geralmente utilizam uma combinação de técnicas de conexão ponto-a-ponto e múlti ponto. É uma topologia muito usada em redes de grande porte. Por ser maleável e funcional, Sendo essa topologia de fácil adaptação ao projeto final da empresa e gerando menos gastos na sua implementação.
Vantagens: Confiável e com fácil Detecção de falhas . A parte em que é detectada a falha pode ser isolada do resto, assim sendo possível tomar medidas corretivas, sem afetar o funcionamento do resto da rede.
Flexível: pode ser projetada de acordo com os requisitos da organização assim otimizando os recursos disponíveis. Cuidados especiais podem ser dados a nós em que o tráfego é alto, bem como onde as chances de falha são altas.
Escalável: É fácil de aumentar o tamanho da rede através da adição de novos componentes, sem perturbar a arquitetura existente.
Eficaz: Uma topologia híbrida é capaz de explorar os pontos fortes de outras topologias e ignorar suas fraquezas, resultando em uma rede complexa que é mais eficiente e eficaz do que as topologias individuais.
Desvantagens: Essas redes híbridas também possuem muitas desvantagens entre elas as que irei citar:
Nessa topologia é comum o uso de muito cabeamento, os custos destes cabos são caros, mais preciso. Possibilitam ligar várias redes, mais essa ligação não é uniforme.
A rede de cubos necessárias para esse tipo de topologia são caras para comprar e manter, pois requer um nível de processamento inteligente que só pode ser alcançado com uma certa quantia de