SISTEMA ESQUEL TICO RESUMO
1. MÚSCULOS
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem realizar diversas atividades, como: andar, correr, rir, etc.
No corpo humano, existem músculos grandes, (como os da coxa) e músculos pequenos, (como certos músculos da face). Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crânio, entre outros); ou fusiformes (como os do braço).
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
Músculo estriado esquelético.
Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.
Músculo estriado cardíaco.
É conhecido como miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. Trabalha rapidamente e independentemente da nossa vontade.
Músculo não estriado
Apresenta contração lenta e involuntária; presente em diversas partes do organismo, como: nos vasos sanguíneos, na parede do estômago e no intestino. 2. CONTROLE DOS MÚSCULOS.
As células que compõem os músculos são em forma de fibras, que estão ligadas ás terminações nervosas. Cada fibra se contrai somente quando recebe um impulso nervoso. No cérebro, há áreas motoras de onde partem os nervos que comandam o movimento dos músculos.
Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair.
No caso dos músculos estriados esqueléticos, os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivação do movimento. Às vezes, o movimento é possível graças ao trabalho antagônico de dois músculos. Por exemplo, quando alguém ergue o braço, um músculo se contrai e outro se distende.
Os músculos obtêm energia através da