Relatorio de quimica
De acordo com o modelo atômico de Bohr, os elétrons ao redor do núcleo de cada elemento possuem energia quantizada, isto é, possuem valores fixos de energia, sendo distribuído em camadas para cada valor, com a primeira mais próxima do núcleo, possuindo o nível mais baixo possível e com uma quantia diferente de zero, e a última, a mais energizada. O nível energético de cada camada e a distância entre elas são definidos pelo núcleo atômico, sendo, portanto diferente de um elemento para o outro. Quando colocamos os sais nas chamas, os elétrons deles ganham energia continuamente, entrando em modo de excitação. Quando adquirem a quantidade suficiente, essas partículas mudam sua camada de origem para uma mais distante do núcleo. Contudo, o elétron não mantem essa energia, e a libera logo em seguida desse acontecimento, voltando assim para sua camada original. Neste processo onde o ele libera sua energia extra e retorna para seu nível energético inicial, ocorre a liberação de fótons, que identificamos como luz. As cores da luz são definidas pela distância entre as duas camadas do processo e pela quantidade de energia liberada pelo elétron.
Questão 5: O que causa a entrada de ar através da janela aberta do bico de Bunsen, quando se utiliza a chama de difusão?
Ao se abrir a janela do bico de Bunsen, é permitida a entrada de ar, consequentemente de oxigênio, na mistura de gás combustível do instrumento antes da ignição da reação, favorecendo dessa forma a realização de uma combustão completa, tornando assim, a chama que era amarela por causa da combustão incompleta quando a janela estava fechada em azul.
Questão 6: Por que a chama de combustão incompleta é mais luminosa q a chama azul?
A combustão incompleta é mais luminosa que a completa, pois, quando realizada, gera uma luz amarelada devido aos elétrons excitados da fuligem e do monóxido de