Piracema
CURSO DE AQUICULTURA
FOZ DO IGUAÇU, PR
2013
Sumário
VISITA CANAL PIRACEMA DE ITÁIPU 1
MARCOS ANTONIO DE SOUSA 1
CURSO DE AQUICULTURA 1 1.Introdução 3 1.1.Objetivos da visita 3 1.2.Materiais e Métodos 3 2.Conclusão 4 3.Referencia 5
1. Introdução
Visita técnica ao Canal da Piracema da Usina de Itaipu, no Rio Paraná, no dia 17/08/2013. Com o monitoramento de um funcionário da Usina de Itaipu ( Andre ), e sob a supervisão do Prof. Dor.
Adilson Reidel do Ifpr Foz.
“ O Canal da Piracema foi construido para permitir que os cardumes de peixes de especies migra- torias superem a barragem da usina, com 120 metros de desnivel médio entre o Rio Paraná e o
Reservatório de Itaipu, e sigam em direção às áreas de reprodução e berçários naturais localizados, principalmente, nos afluentes e na planície de inundação do Rio Paraná acima do reservatório.”
1.1. Objetivos da visita
O objetivo desta visita foi, nos aprocimar do universo da Aquicultura, mostrando o que as pesqui- sas e experiencias deste canal ajudam na criação de peixes. E como é possível preservar e conservar os costumes das especeis de peixes migratorios.
1.2. Materiais e Métodos
Na visita, o Andre nos mostrou 03 tipos de controle dos peixes que passam pelo Canal da Piracema, podendo o peixes ser monitorado por antenas, ou até na própria captura em qualquer lugar da bacia hidrogrfica´da represa de Itaipu. O canal além de proporcionar esta ajuda na reprodução das especies aquaticas, tambem oferece um espaço para pratica de esporte aquaticos, ex: a Canoagem.
2. Conclusão
O Canal da Piracema da Usina de Itaipu, com seus 05 a 12 metros de largura e 10 Km. de extenção, é sem duvida nenhuma um grande exemplo para todos, pois o Homem pode modificar a Natureza, mas há varias maneiras de se preservar o Meio