Canal de Piracema
AQUICULTURA
Amanda Rityelle Pansera
VISITA TÉCNICA AO CANAL DA PIRACEMA
Pólo Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu – 2012
Introdução
O Canal da Piracema é um canal artificial que faz a ligação da parte superior do lago de Itaipu com o curso do Rio Paraná. A conclusão da construção do Canal da Piracema foi em 2002, para possibilitar a migração dos peixes no Rio Paraná, obstruída após a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Desenvolvimento
O Canal da Piracema tem extensão de 10 km e permite aos peixes migradores chegar ás áreas de reprodução e berçário acima da usina no período da piracema.
As corredeiras são intercaladas por lagoas, de forma a propiciar um remanso para os peixes que estão subindo em direção ao reservatório. Nas lagoas, as espécies podem eventualmente se alimentar e descansar.
Piracema é o período de desova dos peixes que ocorre entre os meses de outubro a março. Os peixes precisam nadar contra a correnteza em uma subida até as cabeceiras dos rios, para se reproduzirem.
Superando os desafios durante o percurso rumo a á reprodução da vida, em exaustão, as fêmeas amadurecem os hormônios e liberam os ovos na água, enquanto os machos derramam o sêmen. Acontece então a fecundação.
Levados pela correnteza, os ovos fecundados eclodem ( nascimento dos peixes), cerca de 20 horas após a desova.
A pesca durante o período da Piracema é crime, e quem cometer este ato e for flagrado poderá ser preso e pagar multa de R$ 700,00 por cada quilo de peixe apreendido, pagará ainda uma multa de R$ 10,00. Através destas medidas, evita-se o desequilíbrio ecológico nos rios.
Conclusão
Entendemos assim que devemos respeitar o fim desse processo para que no futuro não tenhamos problemas com a escassez de carne de peixe já que nos alimentamos deles.
Como preservar a bio diversidade dos peixes e assim