usinas hidrelétricas
Sumário
Introdução 1
Como nasce uma grande hidrelétrica? 1
O que é a energia hidrelétrica? 2
Componentes de uma usina hidrelétrica 2
Funcionamento 3
Classificação 4
Potenciais, Produção e consumo no Mundo 5
Potenciais e Geração Hidrelétrica no Brasil 6
Principais usinas hidrelétricas brasileiras 8
Vantagens 8
Desvantagens 8
Curiosidades 10
Referências Bibliográficas 10
Introdução
Desde há muito que o homem usa a força da água para diversos fins. Os nossos antepassados usavam-na em moinhos construídos nos canais de água, onde pás de madeira eram movidas pela corrente, pás essas que se encontram acopladas a uma mó, possibilitando assim moer o cereal. A corrente da água contínua a ser aproveitada, embora atualmente com outro fim, a produção de energia elétrica.
Usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil. Eles dependem das águas dos rios em níveis adequados em suas represas para gerar energia.
Como nasce uma grande hidrelétrica?
A instalação de uma Usina Hidrelétrica (UHE) envolve os setores de recursos hídricos, de meio ambiente e de geração de energia. Aproveitamentos hidrelétricos utilizam grandes quantidades de recursos hídricos, de forma não-consuntiva. Por isso, são sujeitos à outorga de direito de uso da água e à fiscalização por parte da ANA ou dos órgãos gestores de recursos hídricos estaduais, conforme o domínio do rio.
Inicialmente, é preciso compreender que o processo de implantação de hidrelétricas envolve a concessão de dois bens públicos: a água e o potencial de energia hidráulica. Antes de licitar a concessão ou a autorização do uso do potencial de energia hidráulica em rios federais, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve obter uma declaração de reserva de disponibilidade hídrica (DRDH) junto à ANA. Além disso, o empreendedor deve obter a licença prévia do IBAMA ou do órgão ambiental