piracema do Rio Paraguai
1) Pesquisa de Estudo de caso, visa conhecer em profundidade como o porque de uma determinada situação em que se supõe ser única em vários aspectos, procura descobrir o que há de mais essencial característica. Em que o pesquisador não intervém sobre o objeto estudado.
Piracema do Rio Paraguai
Piracema é o movimento dos cardumes de peixe que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. Na maior parte do Brasil, a piracema coincide com o período das chuvas de verão. "Quando a temperatura da água e do ar esquenta e o nível do rio sobe em até 5 metros. Os principais Peixes do Rio Paraguai que realizam a piracema são Dourado, Curimbatá, Piava.
Peixes como o curimbatá e o dourado migram mais de 600 quilômetros até o local da reprodução. No trajeto, o testículo dos machos aumenta de tamanho, fica repleto de sêmen. Nas fêmeas, o aspecto amarelado das ovas indica a presença de vitelo, rico reserva de alimento presente nos óvulos que sustentará os futuros peixes. Na hora da fecundação, a fêmea lança todo o seu conjunto de óvulos no fundo do rio. O número varia bastante: a piava desova em média 160 mil óvulos, enquanto para a fêmea de dourado o total pode ultrapassar 1,5 milhão. O próximo passo é dado pelos machos, que despejam sucessivos jatos de sêmen sobre os óvulos, dando origem a ovos fertilizados.
Após a fecundação, os peixes iniciam o caminho de volta. Os ovos são hidratados pela água, aumentam três vezes de tamanho e são carregados pela correnteza. A maioria não resiste e se torna alimento de peixes carnívoros. Só os que alcançam as águas calmas de várzeas e lagoas marginais é que conseguem sobreviver.
Poucas horas após a fecundação, a larva rompe a casca do ovo e durante três dias tem a reserva de vitelo como principal alimento. Após duas semanas, o peixe, com pouco mais de 1 centímetro, já tem nadadeiras e escamas e consome microrganismos aquáticos das lagoas.
Características da