Biologia
Fernanda de Carvalho
Prof. Maurilucio Maciél
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0208)
08/12/12
Pesca predatória é aquela que retira do meio ambiente, mais do que ele consegue repor. Levando a conseqüências desastrosas, pode limitar a produtividade pesqueira, com o impacto social e comprometer o equilíbrio ecológico. Dentre as atividades realizadas de forma ilegal destacam-se a pesca com explosivos, a pesca com redes malha fina e a pesca em época proibida. Nesses termos se inclui a piracema, época da desova onde os peixes sobem os rios em cardumes, geralmente contra a correnteza. A interferência humana se da na simples pesca, geralmente com redes e tarrafas e ate na construção de barragens. Levando assim ameaças para a conservação da biodiversidade. A mídia, os aspectos políticos, institucionais sociais e econômicos e as ONGs tem seus papeis de definição e implementação das normas que regram o uso da fauna aquática de uma unidade geográfica de referencia.
Palavras-Chave: Pesca-Piracema. Biodiversidade. Ambiente.
INTRODUÇÃO
As ameaças para com conservação da biodiversidade de nossos rios e lagos se apresentam com distintas evidencias, sejam elas de ponto de vista social e até mesmo cultural,e ainda a demanda crescente por alimento, emprego e renda o que vem agravando o quadro das situação de sobre pesca dos principais recursos reprodutivos dos pescados em nosso país.
Entre especialistas da área, os aspectos econômicos que a demanda por alimento procura por área de trabalho, e a emergência por alimentação cujo destaque está sendo a proteína de excelente qualidade tem sido associada ao imediatismo os agentes primeiras de ameaça a conservação da biodiversidade aquática devido à pesca em períodos reprodutivos, causando grandes impactos ecológico ambiental.
DESENVOLVIMENTO
Por toda parte podemos observar relatos e receber informações, a mídia