O Currículo
Resumo
Para melhor compreensão do currículo no processo educacional vamos iniciar conhecendo, um pouco a historia do surgimento do currículo, e por meio deste iremos perceber as vantagens de ele traz para o dia-a-dia de uma instituição educacional. Com isso iremos perceber seu significado, seu objetivo e seu envolvimento no espoco de trabalho das escolas.
Palavras-chaves: currículo – escola – planejamento - aluno.
1. INTRODUÇÃO
O que se pode aprender deste breve caminho pela história do Currículo é que ele teve seu surgimento nos meados doas século XIX com mais intensidades nos Estados Unidos(EUA), e seu conhecimento corporificado como currículo educacional não pode ser mais analisado fora de sua constituição social e histórica. Desde o início a teoria crítica em educação teve sido um dos conceitos centrais a orientar a análise da escolarização mas no geral o do currículo, em particular.
Decisões básicas do currículo abrangem questões referentes ao "que", "para que", e o "como" ensinar articuladas ao "para quem". Uma outra decisão básica do currículo é a que se refere à avaliação da aprendizagem. . O próprio conceito de avaliação tem de ser reconsiderado, uma vez que a metodologia assumiu uma postura de que ensinar não é apenas um ato de transmitir conhecimento mas um processo de capacitar os alunos numa perspectiva teórico-prática para resolverem problemas detectados na prática social.
2. O CURRÍCULO É O FOCO CENTRAL DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O currículo tem o seu surgimento a partir do momento que se tenta buscar uma maneira de organizar a forma de se educar nas escolas. Mas foi no final do século XIX que propriamente tido teve o seu surgimento declarado, pois nesta época, nos Estados Unidos um grande número de docentes os quais tiveram a iniciativa de tentar resolver os problemas da questão curricular.
O maior proposito do grupo de docentes foi planejar uma forma de fazer com que os