O JOVEM CRISTÃO E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO
Arthur Nantes de Alencar1
1. INTRODUÇÃO
Uma das grandes questões para o cristão evangélico, mais especificamente assembleiano, é a sua relação com o mundo e como viver em uma sociedade corrompida que perdeu os valores éticos e morais, caindo no absurdo do relativismo em busca do seu próprio ideal. Assim, muitos cristãos estão perdidos no sentido de que não sabem como agirem e viver neste mundo sem compactuar com ele, alem do mais, muitos são oprimidos pelo sistema religioso, que equivocados, prendem o cristão em seu reduto dizendo ser pecado se relacionar com a sociedade na qual vive em grande tempo de confusão e distanciada dos princípios bíblicos.
Este estudo, portanto, visa refletir um pouco sobre este assunto e ajudar os cristãos, principalmente jovens, sobre a vontade divina do nosso viver. Partindo disto, será usada a seguinte metodologia: em primeiro lugar, faremos uma breve apresentação no contexto atual e os seus desafios para a igreja; depois o que o cristão deve fazer para viver com a sociedade e por ultimo aspectos bíblicos para o viver cristão.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
Mudanças de visões de mundo, pensamentos e ideologias são constantes no período histórico sociológico da humanidade. È importante diante destas mudanças no mundo, a igreja estar sintonizada para tudo o que acontece, e o que tem se passado na mente da sociedade nos dias hoje.
A sociedade tem passado por um período considerado e denominado por muitos sociólogos e pensadores como o período da pós-modernidade, não no sentido de uma evolução do modernismo do Iluminismo, mas como um período que rejeita seus ideais e princípios, a pós-modernidade foi uma ruptura contra o projeto moderno. Para entender mais sobre o que é isso devemos relembrar que o modernismo foi o movimento da “explosão da razão”, na qual o homem pelos avanços da sociedade e da razão ser humana, este deificou a razão e por conseqüência elevou o homem ao lugar mais alto.