piracema
Julia
Prof.° Antônio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental /Tecnológico (GAM 0077) – Prática do Módulo III
16/06/2012
RESUMO
O presente trabalho visa demonstrar que realizar a pesca na época da migração e da reprodução dos peixes é ilegal, e que a prática da mesma tem suas penalidades. Quem tem a prática da pesca no período da piracema, está contribuindo para o desaparecimento de várias espécies, ou seja, os peixes são retirados do rio ainda em período de reprodução, sendo impedidos da desovas que dariam o nascimento à bilhões de novos peixes, sujeitando-se à extinção da sua própria espécie. No período da piracema os peixes tornam-se presas fáceis porque sobem os rios em grandes cardumes. No decorrer do trabalho será abordado os crimes de pesca predatória que em boa parte do país acontece com mais freqüência, principalmente na época da piracema. As leis que devem ser seguidas para proteger o meio ambiente, sendo impostas por algumas entidades como (IBAMA) e (SEMA) responsáveis por intervir em casos de pescas ilegais.
Palavras-chave: Piracema; Reprodução; Penalidades.
1 INTRODUÇÃO A piracema é o período entre outubro e março, quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução.
Isso tudo é feito para perpetuar a espécie, muitas espécies de peixes sobem as correntezas e cachoeiras para isso.
Tendo que vencer obstáculos ilegais como a pesca predatória feita com redes, tarrafas, puçás e outros por pessoas que não se conscientizam.
Durante a piracema fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, pescadores amadores só poderão usar caniço simples ou vara com molinete/carretilha, com limite de quantidade e de tamanho.
Se você quer utilizar a pesca amadora, precisa da licença de pesca, que pode ser feita no Banco do Brasil, somente realizadas em áreas representadas. Sem isso você