Projeto multidisciplinar
A Filosofia é baseada na experiência, na observação em que se executa o pensamento. Ela é questionadora e lida com problemas que não podem ser resolvidos. No mundo em que vivemos procuramos coisas práticas, resultados e soluções de imediatos, nem sempre entendemos a importância de tal disciplina, entretanto o estudo da filosofia é necessário para o desenvolvimento da sociedade e principalmente da educação.
Em relação a educação é imprescindivel discutir seu papel socializador e seu aspecto cultural. A educação em si, só é possível através da transmissão do conhecimento no decorrer do tempo, através do diálogo e do convívio com outras pessoas. Sem socialização, no âmbito escolar, não existe educação.
Pensar filosoficamente a educação no País sob o modo da pressuposição, está sempre relacionado com algum paradigma filosófico universal, a algum modelo teórico fundamental. O pensamento nacional sempre alcança uma dimensão filosófica, então não se pode negar todo esforço reflexivo sobre a educação que vem se desenvolvendo entre nós.
No ponto de vista filosófico a educação no brasil é a mediação da construção de um novo homem, a educação é vista como um processo de humanização, portanto nenhuma pessoa envolvida com a educação deixará de defender uma concepção da educação como processo humanizador no seu sentido abrangente. Trata-se portanto de um processo destinado a transformar o homem tanto individual como social à uma situação diferenciada, aperfeiçoada. Porém, precisamos ter uma educação de qualidade, diferenciada que valorize jovens e crianças para construir uma sociedade melhor e mais justa, mas para isso é preciso que tenha um sistema pedagógico de ensino de qualidade, professores capacitados e valorizados, instituições de ensino estruturadas para oferecer um bom ensino à crianças e jovens.
Com decorrer do tempo, a sociedade começou a enfrentar uma mudança estrutural, isto é, as identidades modernas