ponte akashi kaikyo
Construída no estreito de Akashi, é a maior ponte suspensa do mundo, com 3991 m de comprimento, sendo o tabuleiro principal de 1991 m e duas torres de 280 m de altura.
A necessidade de se construir a ponte se deu pela difícil travessia do estreito de Akashi, feito somente por balsas e por ser um dos mais movimentados do mundo. O choque entre duas embarcações em 1955 que vitimou 168 pessoas foi um dos principais fatores para o governo japonês construir a ponte
FUNDAÇÕES
A ponte começou a ser construída em 1988 como posicionamento das fundações. As duas fundações para as torres de aço são constituídas por caixões de concreto armado com 80 metros de diâmetro. Estes caixões foram pré-fabricados e transportados até ao seu local de implantação e submergidos até uma profundidade de 60 metros. protegidos com pedras arredondadas e filtros, os caixões puderam resistir ao desgaste provocado pela areia e pedregulhos arrastados pela corrente da água.
RESISTÊNCIA AO VENTO
Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado, pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento, já que a ponte está localizada numa área propensa a tufões, cujos ventos podem chegar a 290 km/h. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e, com isso, reduzir a torção do tabuleiro. Para atender a essas condições, vários projetos e análises foram feitos. Até mesmo um modelo da ponte em escala 1:100 foi construído e testado inúmeras vezes a fim de se desenvolver uma estrutura estável o suficiente para suportar a ação do vento.
LEVANTAMENTO DA ESTRUTURA DA PONTE
Em 1992 iniciou-se a fase de levantamento das duas torres em estrutura de aço. Cada torre é formada por 30 segmentos pré-fabricados. A secção transversal em forma de cruz deve-se à elevada altura das torres (282,8 metros) e foram