Ponte Akashi
A Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi (Japão) entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês. Além da fundamental importância para o desenvolvimento da ilha Awaji, o tamanho da ponte é outro fator que chama a atenção. Concluída em1998 com 3911 m de comprimento total e 1991 m de vão central, a Akashi-Kaikyo tornou-se a ponte com o maior vão do mundo, superando o recorde anterior, o vão central da Ponte Great Belt (Dinamarca) também inaugurada em 1998, em 367 m.
A Ponte Akashi-Kaikyo é a maior ponte suspensa do mundo e é provável que seja a maior obra de engenharia do Japão, nesta grande obra a tecnologia de pontes de suspensão foi levada até ao limite.
O Estreito de Akashi tem 4 km de largura no local da ponte com profundidades do mar de 100 metros e correntes de média 14 km/h. O Estreito de Akashi é uma das vias mais movimentadas do mar no mundo, com mais de mil navios por dia viajando com ele. Além disso, a ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h.
A construção da ponte inicou-se em 1988, sendo aberta oficialmente ao público em 1998, foram usadas 181 mil toneladas de aço e 1.4 milhões de metros cúbicos de betão. Os cabos de aço utilizados correspondem ao círculo do mundo sete vezes. Durante os dez anos de construção, nunca houve um acidente fatal na Akashi-Kaikyo.
A construção de uma ponte suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas torres. O tabuleiro da ponte está ligado aos cabos principais por cabos secundários mais finos. Para suportar o tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem, na Akashi-Kaikyo os blocos de ancoragem têm o peso de 350 000 toneladas.
Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma