PIGMENTAÇÕES
PESQUISA: PIGMENTAÇÕES
MANAUS
2014
CURSO: ENFERMAGEM
COMPONENTES:
PESQUISA: PIGMENTAÇÕES
MANAUS
2014
Introdução
Pigmento é a designação dada para a substância que possui cor própria e que têm origem, composição química e significados biológicos diversos. Pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo.
As pigmentações são divididas em duas classes:
- Pigmentação Exógena: É a pigmentação que causará a patologia.
- Pigmentação Endógena: A patologia é que causará a pigmentação. Sendo ainda divididas em Hemáticas e Melânicas.
Pigmentação Exógena: Pigmentação por pigmentos de origem externa ao corpo.
Esses pigmentos podem penetrar no organismo juntamente com o ar inspirado, com alimentos deglutidos ou até mesmo por via parenteral (injeções e tatuagens). Os pigmentos se depositam em geral nos pontos dos primeiros contatos com a mucosa ou pele, podendo ali ficar ou ser eliminados/transportados para outros locais como a circulação sanguínea e linfática, ou por macrófagos.
1. Antracnose
2. Siderose
3. Argíria
4. Bismuto
5. Tatuagem
6. Saturnismo
7. Tatuagem por Amálgama
Pigmentação Endógena: É a pigmentação por pigmentos produzidos pelo próprio organismo.
A pigmentação endógena pode ser dividida em dois grupos: Pigmentos hemáticos, produzidos a partir da degradação da hemoglobina, e pigmentos melânicos, oriundos da melanina.
Pigmentos Hemáticos: Esses pigmentos se originam da hemoglobina, proteínas compostas por quatro cadeias polipeptídicas e quatro grupos heme com ferro no estado ferroso (Fe++). Sua porção protéica é chamada de globina, constituída de duas cadeias alfas e duas betas. A lise dessa estrutura origina os pigmentos denominados hemossiderina e bilirrubina.
1. Hemossiderina- Sub divididas em:
- Hemossiderose localizada.
- Hemossiderose