Pigmentações
PIGMENTAÇÕES ENDÓGENAS
São resultado da superprodução de pigmentos sintetizados no próprio organismo e podem ser classificadas em: derivadas da hemoglobina ou pigmentos hemoglobínicos; melanina; ácido homogentísico e lipofuscina.
PIGMENTAÇÕES HEMOGLOBÍNICAS
Pigmentos biliares O principal pigmento biliar é a bilirrubina (Bb) que é o produto final da degradação da fração heme da hemoglobina e de outras hemo-proteínas. Distúrbios associados ao aumento da produção de Bb ou a defeito hepático na remoção do pigmento da circulação resulta na elevação de seu nível no sangue (hiperbilirrubinemia) e apresenta como sinal clínico a icterícia.O aumento da excreção da Bb nas doenças hemolíticas crônicas, leva a formação de cálculos pigmentares constituídos principalmente por bilirrubinato de cálcio. O processo de formação e excreção da bilirrubina pode ser dividido em 5 etapas:
1. Formação da bilirrubina: cerca de 80% da Bb provém da hemoglobina livre resultante da destruição fisiológica das hemácias velhas pelos macrófagos no baço, fígado, medula óssea e outros órgãos. Para formação da Bb, é necessário que a fração heme seja separada da fração proteica (globina). A fração heme sofre uma cisão oxidativa que resulta na formação de monóxido de carbono (CO), redução de Fe++ para Fe+++e um pigmento verde chamado de biliverdina que logo é reduzida por ação da