Piaget x Vygotsky
Centro de Ciências da Natureza
Departamento de Física
Disciplina: Física Experimental II
Professor: Dr. Maurizan Alves Lino
Densidade de Um Líquido
Componentes:
Jonatas Pereira Oliveira
Claudeane da Cruz Abreu
Teresina PI, 06 de Junho de 2013
Introdução:
Um corpo mergulhado num fluido qualquer fica sujeito a uma força de sustentação, para cima. Isso se dá pela diferença de pressão na parte inferior e superior do corpo mergulhado, o módulo dessa força é igual ao peso do fluido deslocado, ou seja:
E = d g V
Em que d é a densidade do fluido, g é a aceleração da gravidade e V é o volume do fluido deslocado pelo objeto, esse resultado é conhecido como principio de Arquimedes. Consideremos que um objeto esteja pendurado em um dinamômetro tenha peso P quando este objeto estiver mergulhado parcialmente ou totalmente ele terá um peso aparente P’ , como mostram a figuras e a expressão abaixo:
P´ = P – E
Então, medindo-se o peso aparente P’ e o volume V submerso do corpo pode-se determinar a densidade do fluido.
Objetivos:
O objetivo deste relatório é determinar a densidade do líquido estudado. A partir do principio de Arquimedes, onde o empuxo é igual ao produto da densidade do fluido, aceleração da gravidade e volume do fluido deslocado.
Materiais utilizados:
Cilindro graduado de alumínio ,dinamômetro, recipiente transparente contendo líquido de densidade desconhecida, haste com suporte e régua.
Resultados e discussões: Utilizando o dinamômetro foi determinado o peso (0,66 N) e com a régua foi determinado o volume do cilindro ((3,14)*(1,25)²(5)=24,5 cm³). O cilindro (graduado a cada 1cm) de altura igual a 5cm foi mergulhado, ainda pendurado pelo dinamômetro, gradualmente no liquido. Para cada graduação do cilindro foi registrado um valor do peso aparente P’ e o do volume