Ética e Relações Humanas
Em uma Organização, a Ética é um elemento fundamental, aliás, o maior deles. Os princípios éticos são a alma do negócio, pois são eles que garantem um bom ambiente corporativo, a integração, a participação e a colaboração de todos em pró de um mesmo objetivo.
A falta desses princípios e de valores éticos pode causar o surgimento de varias atitudes não éticas, como por exemplo, lucro obsessivo, a competição predatória, o desrespeito com os colaboradores que não cultuarem dessa mesma cultua corporativa, enfim, uma série de irregularidades que podem levar a empresa a um escândalo e, consequentemente, a falência por corrupção.
Existem vários exemplos de Organizações que adotaram essa política de falta Ética ou de Marketing da Ética (o que implica em apenas parecer ético e não ser ético de fato) e que acabaram sendo descobertas como a Parmalat (Itália) e a Enron (EUA).
Atitudes como falsificar documentos, anunciar falsos investimentos, maquiar o balanço contábil, inflar os lucros, enfim, várias irregulares por falta da verdadeira Ética aplicada na empresa.
O que poderia ser evitado ou mudado pelos dirigentes que podem contar com a Educação Corporativa, a Integração das Lideranças e uma dimensão estratégica, construindo um Modelo de Gestão Competente para enfrentar a corrupção, que seria construído com a participação coletiva, respeitando os princípios básicos como a Integração, a profissionalização, a valorização humana e a comunicação. Princípios esses de valores Éticos e que se realmente aplicados favorecem o desenvolvimento profissional e até pessoal de seus colaboradores e investidores e garantem o sucesso da empresa.
Referências bibliográficas
https://docs.google.com/file/d/0B7Ut1sEOUW3UMDg5NDAwNjAtOGM1Yi00ZTIxLTlhMWYtNDljZDZhNzc4OWI3/edit?hl=en