Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas. Essa informação consta na tarefa referente às aulas-temas 05 e 06.
Área de formação
Na área de bens de capital, nicho tradicional do engenheiro mecânico, as indústrias automobilística e aeronáutica oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Outro setor aquecido é o de energia - particularmente na exploração de petróleo, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de fluidos. O engenheiro é solicitado, também, para criar mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. "A Petrobras tem levado a maioria dos nossos alunos. E outra grande parte segue para usinas hidrelétricas por todo o país", comenta Batista da Silva. Na área de biociências, o engenheiro mecânico assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo, na prestação de consultoria para projetos industriais. Há trabalho em todas as regiões do país, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste.
Região que vivemos
Com a explosão da industria naval no Rio de Janeiro, abriram-se muitas oportunidades no campo profissional da engenharia mecânica.
O Rio de Janeiro tem 22 estaleiros, que se concentram principalmente na capital, em Niterói, São Gonçalo e Angra dos Reis, e representam 50% da mão de obra e 55% do aço consumido nos estaleiros brasileiros, de acordo com dados do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore). Possui a maior concentração de estaleiros, além de deter o maior volume de emprego na