Piaget e vygotsky
Piaget designa funções psicológicas superiores todos os processos que diferenciam os homens dos animais: memória, percepção, raciocínio, pensamento, linguagem. O animal não transmite não transmite a função dos instrumentos para gerações posteriores e nem os guarda para uso posterior.
Instrumentos são elementos, conhecimentos, desenvolvidos pelas gerações anteriores. É feito para um determinado fim e são mediadores entre o sujeito e o mundo.
Instrumentos físicos são todos os meios externos utilizados pelo individuo por meio do trabalho para interferir na natureza, mudando-a e consequentemente provocando mudanças nos mesmos indivíduos, serve à praticidade. Talheres, mesa, pás, etc.
Instrumento simbólico, também chamado de símbolo, refere-se à cultura, valores, crenças, existindo apenas nas nossas estruturas mentais, podendo ser culturalmente construída ou de significado pessoal.
A sociedade ao criar sistemas de símbolos modifica e influencia seu desenvolvimento sócio-cultural.
Para Vygotsky, é pela interiorização dos sistemas de signos, produzidos culturalmente, que se dá o desenvolvimento cognitivo.
Funções psicológicas elementares, que são de origem biológica, existindo nas crianças e nos animais, como ações reflexivas, sensações, atenção involuntária, a partir da sua interação social (cça), surge a função psicológica superior, está presente apenas no homem, há intenção nas ações que são mediadas. Atenção, memória, imaginação, pensamento.
Vygotsky salienta que ao passar de um processo para o outro, não significa que o primeiro seja anulado.
Piaget e Vygotsky.
Para Vygotsky, o homem é um ser social e histórico e é através da mediação que se dá seu desenvolvimento.
Vygotsky vê desenvolvimento da inteligência e da personalidade como resultado da aprendizagem. A aprendizagem que possibilita o desenvolvimento.
A estrutura cognitiva desenvolve-se pelo uso de signos.
Piaget, tem como foco principal a estrutura mental, para ele é