vygotsky e piaget
Vygotsky e Piaget historia teoria entre fatores externos e internos, semelhanças e diferenças entre ambos e processo de aprendizagem e o papel da linguagem no desenvolvimento. Piaget acreditava na teoria inatista, pois salienta que a criança já possui o conhecimento e o desenvolve em cada estagio, Vygotsky segue a linha marxista, pois acredita que o desenvolvimento esta sempre em constante mudança, e os significados culturais só são aprendidos com a participação de mediadores.
Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia - área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (suíça) em 09/08/1896 e morreu 17/09/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a aprendizagem. Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clinica de psiquiatria. Estudo psicopatologia na universidade de Sorbonne na França.
Ambos acreditavam que as crianças eram seres ativos, mas existem varias diferenças entre os dois.
Vygotsky criou a teoria sociocultural, e esta dividida em quatro pensamentos: