Piaget - Período pré-operatório
De outra forma, segundo pesquisas, a manifestação da linguagem traz modificações importantes em aspectos cognitivos, sociais e afetivos da criança, que a partir deste momento poderá relacionar-se com outros indivíduos de forma mais abrangente e terá a possibilidade de trabalhar com representações para a atribuição de significados à realidade.
Contudo, Vigotsky faz uma leitura diferente da primeira explicitada por Piaget sobre a linguagem. Ambos concordam que as crianças, de forma independente, são capazes de chegarem a certo estado cognitivo e que a linguagem traz um salto qualitativamente grande a esse aspecto, mas Vigotsky atribuirá mais importância a linguagem que Piaget, pois para ele a interação social e cultural eram fatores cruciais do desenvolvimento cognitivo. Para ele a linguagem “sistematiza” os pensamentos, enquanto para Piaget, essa “sistematização” já é existente e que é ela que propicia o aparecimento da linguagem.
Piaget afirma, que nesta fase o indivíduo, apesar da interação social, ainda é egocêntrica por não conceber outras realidades além da sua, devido a ausência de esquemas conceituais e de uma lógica mais intricada, tendo uma visão desequilibrada da realidade.
Além da função