Sociologia
1) O simples ato de tomar uma xícara de café pode ter vários significados quando observado do ponto de vista sociológico. Primeiramente, o café não é apenas visto como uma bebida e sim como um encontro social, a sociologia fala que quando pessoas estão tomando um café, as bebidas em si não são o foco principal da reunião e sim o encontro, a conversa, etc. Além disso, o café, como todos nós sabemos, contém substancias que estimulam o sistema nervoso central, como a cafeína. Dessa maneira, esta bebida é muito utilizada por estudantes, por exemplo, e por qualquer pessoa que deseje mais concentração durante o dia. No nosso contexto social, o café é visto como um hábito no dia a dia da maioria da população. Outro aspecto relevante desta bebida é a relação que exerce entre regiões ricas e pobres do planeta, inclusive no quesito fabricação e distribuição dessa mercadoria pelos países que a consomem, gerando uma influencia social em ambas as partes. Além disso, o hábito de consumir o café é antigo, desde a época da colonização, sendo consequência de um processo de evolução, inclusive econômico, da sociedade. Os sociólogos também ressaltam este produto como dentro do contexto da globalização, de debates sobre o meio ambiente e etc; e isso é devido ao fato dos consumidores escolherem seu tipo de café, refletindo um estilo de vida no qual ele vive.
2) Para a sociologia, a estrutura social está relacionada em como a sociedade se organiza, em como agimos regularmente nas nossas vidas. Entretanto, a sociologia também ressalta que essa estrutura é mutável, pois nós, seres humanos, vamos agindo de maneira a mudar essa estrutura ao longo da nossa vida.
3) A base da teoria sociológica se encontra na Revolução Francesa e na Revolução Industrial, por volta do século XVIII na Europa.
4) Augusto Comte quando falou em sociologia como uma ciência positiva, queria que ela fosse alvo das mesmas maneiras de estudo do mundo físico. Isso significa que