Calibração e Análise de pH
CALIBRAÇÃO E ANÁLISE DE pH
Mauá / 2013
Calibração e Análise de pH
1.Introdução
Calibração - pHmetro ou medidor de pH é um material de laboratório utilizado para medir a quantidade de pH em amostras ou substâncias. Um pHmetro nada mais é que um eletrodo acoplado a um potenciômetro (medidor de diferença de potencial). Ao ser submerso na amostra, o eletrodo do pHmetro gera milivolts, que por meio do milivolímetro, são transformados em uma escala de pH.
Há três tipos de medidor de pH/pHmetro: pHmetro de bancada – este tipo de pHmetro é muito utilizado em laboratório e em trabalhos que requerem monitoramento ou controle do pH, temperatura e mV. Alguns modelos de pHmetro de bancada podem apresentar compensação automática de temperatura. pHmetro de bolso – o pHmetro de bolso é especialmente utilizado em trabalhos realizados em campo (fora do laboratório), já que seu tamanho é reduzido e é fácil de operar. Este tipo de medidor de pH é substituto do papel pH e pode apresentar compensação automática de temperatura. pHmetro portátil – ideal para medir a concentração de pH de determinado material no local onde se realiza a medição, evitando erros por contaminação. O pHmetro portátil é mais utilizado em indústrias farmacêuticas, alimentícias, químicas e açucareiras.
Um medidor de pH é um dispositivo eletrônico que mede o pH, que é a acidez (ácidos) e alcalinidade (base) de substâncias, através de uma sonda de eletrodo de vidro que emite uma pequena voltagem e mede a quantidade de íons de hidrogênio atraídos por ela. Medidores de pH perdem um pouco da sua precisão após cada uso. Para evitar isso, eles precisam ser calibrados em uma base diária ou semanal. A calibração é feita através da medição de substâncias, chamadas tampões, com níveis de pH consistente e definição das medidas de pH do medidor de pH para esses níveis. O medidor de pH usa essas medidas como um guia para julgar a precisão da medição de outras