Medidores de turbidez e ph
Medidores de Turbidez e de PH
Professor Responsável: Luiz F. F. Kümmel
Aluno: Anderson Irineu Carlos Wagner Edmilson Pereira Hairton Freitas Roberto A. Moreira Eleaquim Matos Iara Dias
Engª. Mecânica, 7º Período, Turma: N2
Betim 30 de Maio de 2011
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo, indicar os desafios da automação industrial através da instrumentação, enfatizando o uso do PHmetro e do Turbidimetro.
A medição de pH é realizada mundialmente, em larga escala, em laboratórios químicos, bioquímicos, industriais e hospitalares, e ainda, universidades e centros de pesquisas, constituindo assim, provavelmente a medição de utilização mais ampla, dentre as técnicas instrumentais empregadas.
É importante assinalar que a maioria das reações bioquímicas e microbiológicas são favorecidas em faixas de pH determinadas, requerendo medições em todas as etapas dos processos.
Estas medições tornam-se indispensáveis, especialmente quando se trata de produtos destinados ao consumo humano, abrangendo alimentos e bebidas, medicamentos e produtos de higiene pessoal.
O PEAGÂMETRO
O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância ou meio. No contexto de química da água, a tarefa mais importante é a determinação do pH através de um peagâmetro ou medidor de pH. Isso porque no abastecimento de água, o pH interfere na coagulação química, abrandamento, desinfecção e controle de corrosão. Já no tratamento de águas residuais por processos biológicos ou químicos, o pH deve permanecer em faixas adequadas para propiciar o desenvolvimento de reações bioquímicas ou biológicas, por isso o pHmetro é tão utilizado. Para ter uma idéia, em estações de tratamento de esgoto por digestão anaeróbica, o pH é um dos