Relat rio Rosangela Quimica PRONTO
INSTITUTO POLITÉCNICO
Rosangela de A. S. Schelck
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ITAPERUNA – RJ
2014
Rosangela de A. S. Schelck
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ITAPERUNA
2014
Rosangela de A. S. Schelck
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Este relatório foi julgado para obtenção da aprovação do relatório final do curso Técnico em Química do Centro Universitário São José de Itaperuna.
Data da aprovação: ____ de ________________de 2014.
___________________________
Silvia Lane
Coordenadora do curso
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE PESQUISADO 05
3 MATERIAIS 07
4 REAGENTES 08
5 PROCEDIMENTOS 09
6 RESULTADOS 19
7 CONCLUSÃO 23
BIBLIOGRAFIA 24
ANEXOS 25
1 INTRODUÇÃO
A Água, tal como o sol, é essencial para a vida na terra, as plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.
A água é a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos. Representa cerca de setenta por cento do peso do nosso corpo humano. Além de entrar na constituição dos tecidos, a água é o dissolvente que transporta as sustâncias não aproveitadas pelo organismo.
Quimicamente dizemos que o tratamento de água nada mais e que a neutralização dos íons da água, que se repelem, pois com essa neutralização acontece o que chamamos a aglomeração das partículas insolúveis da água com a parte insolúvel do reagente aplicado, que forma um precipitado que chamamos de flocos, que nada mais e que sujeira como poeiras, barro, que a água traz na sua composição.
Este relatório apresenta dois sistemas de tratamento de água (ETA) e de efluentes, para obtenção de água e